Distribuição de matéria

Esta página reporta à unidade Distribuição da Matéria do programa de Biologia e Geologia (ano I). Tem por objectivo organizar e partilhar alguns recursos passíveis de utilização nos processos de ensinar e de aprender em Ciências Naturais, nesta unidade.

As plantas transportam substâncias até às folhas para garantir a síntese de compostos orgânicos e posteriormente esses compostos são distribuídos a todas as células (Xilema e Floema). Nos animais existem mecanismos que asseguram o transporte de matéria a todas as células. Esses sistemas são evolutivamente cada vez mais eficazes.

EXERCÍCIOS PARA QUADROS INTERACTIVOS

       

Exercícios sobre transporte nas 
plantas.

 

Exercícios sobre transporte nos
animais
.

IMAGENS DE DIAPOSITIVOS

   

Diapositivos sobre tecidos e estruturas vegetais. Meristemas e crescimento. Crescimentos primário e secundário. Sistemas de tecidos - dérmicos, fundamentais e vasculares. Estruturas primárias de raiz, caule e folha em Monodicotiledóneas e em Dicotiledóneas.

 

Diapositivos sobre o transporte nas plantas. Translocação. Absorção de água e solutos na raiz. Osmose e pressão osmótica. Ascensão da seiva bruta no xilema - modelos explicativos. Modelo da pressão radicular e modelo da tensão-coesão. Estomas e controlo da transpiração foliar. Transporte no floema. Modelo do fluxo de massa.

 

Diapositivos sobre o sistema cardio-respiratório. Sistema circulatório. O sangue - composição e funções. Coagulação. A linfa - funções. Sistema linfático. Artérias e veias. O coração - estrutura e funcionamento. O ciclo cardíaco. Circulação do sangue - circulação pulmonar e circulação sistémica. Respiração e sistema respiratório. Hematose pulmonar. Movimentos respiratórios.

Nota: Os diapositivos contêm imagens retiradas da Internet, não tendo sido possível apurar, nalguns casos, a sua classificação ao nível de direitos de autor. Apesar de terem utilização exclusivamente educativa e, portanto, uso não-comercial, solicita-se a quem se sentir lesado um contacto com o administrador do website. 
 

CienTIC antigo

Ligação ao website antigo do CienTIC.

Pesquisa

Estão em linha

Temos 12 visitantes em linha
CienTIC